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terça-feira, 20 de março de 2012

Pontos de vista



Sujeito
Dimensões
Ponto de vista
Fonte
Geraldina Porto Witter
Professora Emérita da Universidade Federal do Pará
Membro da Academia Paulista de Psicologia.

Social/ Educacional
“A violência na escola cresceu de tal
forma que passou a ser, muitas vezes, Cabeçalho de jornais, matéria de revistas de Grande circulação, notícia com ampla Exploração no noticiário radiofônico e Televisivo.”
A violência na Escola: Charlot, B. (2002). A violência na escola:




Professora Viviane Avelino Marcelos
Social/ Cultural
Algumas crianças demonstram agressividade desde a iniciação escolar, e isto se dá principalmente pela falta de imposição de limites, que deve ser feita pelos próprios pais, e para Lopes (2011), esse tipo de comportamento se inicia a partir dos quatro anos de idade, tais como mordidas, arranhões, tapas, até mesmo gritos e chutes. Ou seja, é a partir deste momento em que limites devem ser impostos para que a criança comece a ter consciência a respeito das regras de convivência.


A violência na escola. Brasil Escola. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/violencia-escolar.htm, Publicado em 2011. Acesso em: 22/02/2012.
Marcelo Tamada Professor Doutor do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo





Técnico Cientifica
A solução da questão da violência na vida, e não só nas escolas, reside em uma única coisa: no conhecimento, na possibilidade de as pessoas terem uma vida mediada pela experiência de nossos antepassados - e isso se chama conhecimento.
Se a escola não é o lugar do conhecimento, qual é este lugar?
Não só a questão da violência mas também como todas as questões inquietantes do mundo contemporâneo.





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