Sujeito
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Dimensões
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Ponto de vista
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Fonte
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Geraldina Porto Witter
Professora
Emérita da Universidade Federal do Pará
Membro da Academia Paulista de
Psicologia.
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Social/
Educacional
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“A violência na escola cresceu de tal
forma que passou a ser, muitas vezes, Cabeçalho de jornais, matéria de
revistas de Grande circulação, notícia com ampla Exploração no noticiário
radiofônico e Televisivo.”
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A violência na Escola: Charlot,
B. (2002). A violência na escola:
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Professora Viviane Avelino Marcelos
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Social/ Cultural
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Algumas crianças
demonstram agressividade desde a iniciação escolar, e isto se dá
principalmente pela falta de imposição de limites, que deve ser feita pelos
próprios pais, e para Lopes (2011), esse tipo de comportamento se inicia a
partir dos quatro anos de idade, tais como mordidas, arranhões, tapas, até
mesmo gritos e chutes. Ou seja, é a partir deste momento em que limites devem
ser impostos para que a criança comece a ter consciência a respeito das
regras de convivência.
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A
violência na escola. Brasil Escola. Disponível em:
http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/violencia-escolar.htm, Publicado
em 2011. Acesso em: 22/02/2012.
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Marcelo
Tamada Professor Doutor do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências
da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
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Técnico
Cientifica
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A solução da questão da violência na vida, e não só nas escolas,
reside em uma única coisa: no conhecimento, na possibilidade de as pessoas
terem uma vida mediada pela experiência de nossos antepassados - e isso se
chama conhecimento.
Se a escola não é o lugar do conhecimento, qual é este lugar?
Não só a questão da violência mas também como todas as questões
inquietantes do mundo contemporâneo.
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Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br
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terça-feira, 20 de março de 2012
Pontos de vista
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